Com impasses e avanços, Sinpro Campinas dá início às negociações da campanha salarial

Com impasses e avanços, as negociações da campanha salarial de 2024 estão em curso e terão uma sequência de reuniões ainda sem data para terminar. Segundo a presidente do Sinpro Campinas e Região, Conceição Fornasari, não serão admitidos retrocessos à categoria: “Vamos negociar pautas econômicas pelo tempo que for necessário, mas não aceitaremos a retirada de direitos já estabelecidos”, disse.

Confira um resumo do que foi discutido e acordado até o momento entre o sindicato e os representantes patronais:

Educação Básica – Ficou estabelecido 3,43% de reajuste baseado na média do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor); na próxima terça-feira (2/4), o Sinpro irá negociar um valor maior, que signifique aumento real no salário. Foi também acordado que as instituições de ensino pagarão 18% de abono. Elas também deixaram em aberto a possibilidade de adotar um piso salarial, cesta básica e planos de saúde aos professores e professoras.

Educação Superior – Está sendo proposto um reajuste salarial de 3,44% pela média do INPC e 2% de aumento real. O Sinpro está reivindicando aumento nos valores do Vale Refeição e Vale Alimentação, aumento do valor da hora-atividade e estabelecimento de piso de R$ 50 (cinquenta reais) por hora-aula. Por sua vez, os patrões querem encerrar a ofertar de bolsas para a faculdade de Medicina e suspender os planos de saúde para os professores que vierem a ser contratados a partir deste ano. As negociações seguem.

Sesi e Senai – O reajuste proposto até o momento é de 3,83% do INPC acima da inflação, assim como o aumento do Vale Refeição e do Vale Alimentação seguindo o mesmo parâmetro. O valor do abono ainda está em discussão. Um avanço foi o acordo firmado pela contratação de 180 especialistas para atuarem com alunos que exigem acompanhamento especial. Essa era uma demanda da categoria, que será atendida a partir deste ano.

Escolas Conveniadas à Prefeitura Municipal de Campinas – O sindicato negocia 4,5% de reajuste salarial, abono de 18% e aumento do piso em 10% do valor total. Também discute o aumento do Vale Refeição e do Vale Alimentação.

Naves-Mães – O sindicato negocia reajuste de 4,6% (com aumento real do salário) e 18% de abono. Além disso, defende a manutenção de todas as cláusulas sociais já estabelecidas.

Fique atento aos informes do Sinpro Campinas e Região sobre as negociações da campanha salarial em nosso site (www.sinprocampinas.org.br) e redes sociais.

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB