Quem somos

O Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO Campinas) é uma entidade sindical de primeiro grau, com sede em Campinas (SP) e base territorial em Americana, Amparo, Araras, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.

O SINPRO congrega professores(as) do setor privado de ensino, da Educação Básica (educação infantil, fundamental e ensino médio), Ensino Superior (graduação e pós-graduação), cursos livres e pré-vestibular.

O SINPRO, fundado em 1938, tem destacado sua ação nas lutas pelos direitos dos professores(as) a partir de 1981, no contexto da redemocratização do País. Algumas de suas principais bandeiras são a valorização da atividade docente, a defesa e a ampliação dos direitos da categoria e a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

Nesta perspectiva, o SINPRO tem participado amplamente do movimento social e sindical brasileiro, pois é filiado à Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CONTEE) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A entidade defende ainda o fortalecimento da educação pública, democrática e de qualidade socialmente referenciada, e entende que isso se dará por meio da regulamentação do setor privado de ensino, com a exigência do cumprimento do papel do Estado no controle, regulação, credenciamento e avaliação da educação, com as devidas referências sociais.

“O combate à mercantilização e à desnacionalização da educação e a luta pelo desenvolvimento nacional, com distribuição de renda, justiça social e soberania nacional, são prioridades da entidade. O Sindicato atua em defesa intransigente da democracia no país e na gestão das escolas, assim como a defesa da vida e da ciência.”

O SINPRO funciona com uma diretoria eleita a cada três anos, escolhida a partir de um programa de trabalho. O Sindicato é formado por frentes de trabalho (previdência, jurídico, educação, formação, cultura, comunicação, finanças, convênios e saúde, trabalho de base) tendo como finalidade uma melhor organização e maior agilidade nos encaminhamentos nas diferentes áreas.

Sistematicamente, a entidade realiza assembleias e reuniões abertas à participação de todos os docentes que decidem sobre formas de sustentação financeira e prestação de contas; as políticas de atuação, as reivindicações, os acordos e convenções coletivas firmados pela entidade.

Ao longo desses anos, inúmeros eventos, cursos, oficinas, palestras e atividades culturais e educacionais foram realizados pelo Sindicato, com o objetivo de promover a discussão sobre assuntos importantes para a categoria e proporcioná-la momentos de descontração e lazer.

O SINPRO oferece aos professores sindicalizados benefícios como o convênio com a UNIMED e UNIODONTO e busca a consecução de novos convênios fundamentais para a categoria.

ESTATUTO SINPRO

Confira nosso estatuto completo!
Ver documento