O Departamento de Cultura do Sinpro Campinas e Região, em parceria com o Departamento de Saúde, oferecerá de modo inteiramente grátis o curso “Danças Circulares”, promovido pela professora Mairany Gabriel. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, 6 de maio.

O curso é voltado para professores, sindicalizados ou não, e para o público em geral. As oficinas serão ministradas em encontros semanais durante os meses de maio, junho e julho, sempre às quartas-feiras, na sede do Sindicato. O primeiro encontro está marcado para o dia 14 de maio (o único que será realizada na terça-feira), das 14h às 16h. Os interessados em participar deverão enviar nome e telefone de contato pelo e-mail secretariageral@sinprocampinas.org.br.

O objetivo do curso, segundo Mairany, é desenvolver, por meio da dança e da música, uma “roda terapêutica com foco no feminino, na educação e no envelhecimento saudável”. Através de coreografias tradicionais e contemporâneas, as oficinas irão propor a integração e a harmonização a partir das relações de cooperação entre os participantes. “Além disso, participar da dança circular é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e estabelecer amizades com interesses em comum”, diz a professora.

Alguns dos benefícios almejados após o curso são o desenvolvimento da consciência corporal; fortalecimento da coordenação motora; desenvolvimento de noção de ritmo musical; desenvolvimento da atenção, memória, coordenação e escuta; sensibilização e senso de organização coletiva e valorização das diversidades culturais, dentre outros.

Quem é Mairany Gabriel

Mairany Gabriel, a coordenadora do curso, é professora de Música, Arte Educadora, Arte Terapeuta e Formadora de Danças Circulares Sagradas. Trabalhou como professora da rede estadual de ensino até 2008 e foi produtora cultural do Ponto de Cultura do Sinpro Campinas e Região entre 2009 e 2011. Foi ainda vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz em Campinas (Conpaz).

O que são Danças Circulares

As Danças Circulares fazem parte de um movimento de dança contemporânea que surgiu com Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino polonês/alemão. A origem dessa forma de dança remonta manifestações corporais muito antigas de vários povos, pois, como se sabe, costumava-se celebrar e ritualizar as épocas de colheitas, casamentos, nascimentos, mortes e outros eventos importantes. Nesse tipo de dança, as pessoas são dispostas em círculos e realizam coreografias em conjunto. Dessa forma, cada participante coloca sua intenção e energia na roda, demonstrando o melhor de si em busca de uma unidade.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

2ª a 6ª das 10hs às 16hs