Organizado por centrais sindicais, o Ato pelo 1º de Maio em Campinas, que celebra o Dia do Trabalhador e este ano trouxe às ruas o slogan “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, contou com a participação de partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos – entre eles o Sinpro Campinas e Região.

Os trabalhadores se reuniram pela manhã no Largo do Pará e percorreram o centro da cidade até a Catedral Metropolitana, onde se juntaram a membros da Pastoral Operária. Representantes de diversas entidades usaram o microfone para reforçar seu compromisso com a luta dos trabalhadores brasileiros.

Em sua fala, a presidente do Sinpro Campinas, Conceição Fornasari, ressaltou a importância de a sociedade apoiar a revogação do Novo Ensino Médio e iniciativas que combatam as chamadas fake news, como o PL 2630/20, que deve ir à votação hoje (2) no plenário da Câmara dos Deputados. “Estamos passando por um momento crucial da nossa história, em que a internet, sem regulação, tem colocado em risco os regimes democráticos. É preciso ter em mente que qualquer reivindicação da classe trabalhadora só é possível porque temos democracia. Se quisermos garantir ou ampliar nossos direitos, essa deve ser a nossa luta principal”, disse.

O professor Paulo Nobre, diretor do Sinpro Campinas, falou em nome da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e ressaltou a importância da “vitória do campo progressista contra as forças obscurantistas” nas eleições do ano passado, mas lembrou que “há muito o que ser consertado” no país. “Precisamos revogar a reforma da previdência; revogar a reforma trabalhista; revogar o novo ensino médio; acabar com o machismo e o racismo neste país; precisamos ter igualdade de direitos para homens e mulheres. São conquistas que dependem da união de todos os trabalhadores”, afirmou.