A série “Conheça seus representantes” foi pensada como forma de apresentar à categoria a atual diretoria do Sinpro Campinas e Região. Uma vez por semana teremos em nossas redes o perfil de um diretor ou diretora, para que os professores possam conhecer quem são aqueles que os representam no movimento sindical e estão na linha de frente da luta por seus direitos.

Nome completo: João Paulo Marçola

Data de nascimento: 5 de julho de 1987

Local de nascimento: Mococa (SP)

Instituição onde leciona: SESI Santos Dumont

Disciplina que leciona: Geografia e Eixo Integrador Interáreas

Cargo no Sinpro: Diretor de Base

Currículo: Licenciou-se em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2013, e trabalhou como professor assistente de Geografia do Ensino Fundamental II, no colégio Oficina do Estudante, no ano de 2015. Ainda em Campinas, foi professor de Geografia no Instituto Educacional Raphael Di Santo e no Instituto Educacional Cristão de Paulínia. Atuou também como professor de Geografia e Atualidades no Colégio Dom Inácio, em Guaxupé (MG) entre 2016 e 2018 e, desde 2019, é professor de Geografia e Eixo Integrador Interáreas no SESI de Campinas, unidade Santos Dumont.

Relação com a luta: João Paulo sindicalizou-se em 2015 por entender que a união da classe trabalhadora aparece como “importantíssima e extremamente necessária” em um mundo marcado pela globalização do sistema capitalista “em fase de avanço neoliberal e ultraconservador, no qual os direitos trabalhistas e os direitos humanos têm sofrido ataques por todos os lados”. Para ele, o sindicalismo encarna o espírito de luta dos professores por mais direitos e mais dignidade nas relações de trabalho.

Como é seu trabalho no Sinpro? Faz parte da diretoria desde 2024, quando passou a integrar a atual gestão como Diretor de Base. É responsável pela área de Arte e Cultura batizada como “Bem Viver: Arte, Cultura e Luta”. Como diretor, João Paulo tem apresentado propostas de intervenções artístico-culturais com o objetivo de estreitar os laços entre o Sindicato e os movimentos sociais e culturais de Campinas e região. Ele contribui também no planejamento de atividades artísticas, festas e opções de lazer e convivência aos professores sindicalizados.