Professor também é trabalhador. Viva o 1º de Maio!

Neste 1º de Maio, data que celebra o Dia do Trabalhador, o Sinpro Campinas e Região saúda os professores e professoras do Brasil, profissionais cujo trabalho exerce papel determinante no desenvolvimento nacional e na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Sabemos, contudo, que a carreira docente é uma das menos valorizadas em nosso país. No capitalismo – e especialmente no atual estágio em que ele se encontra – a educação é tratada como mercadoria e o professor como inimigo da sociedade, justamente por ser o principal contraponto à lógica capitalista de ensino, que tanto lucro tem conferido aos empresários do ramo.

Parte importante e significativa da classe trabalhadora, os professores levantam hoje bandeiras decorrentes do cenário descrito acima: a valorização salarial da categoria; a redução da carga horária; a ampliação de direitos que garantam qualidade de vida e combatam a precarização do trabalho, entre outras. Em todas essas lutas, o Sinpro está presente ao lado dos docentes.

Ressaltamos que, este ano, as comemorações do 1º de Maio ocorrem em uma conjuntura política complexa, marcada pela retomada das políticas sociais e do diálogo do governo federal para com a sociedade, após a eleição histórica do presidente Lula, mas também pelos ataques às instituições democráticas e aos direitos trabalhistas, fruto do crescimento da extrema-direita no Brasil e no mundo.

Hoje, grande parte das democracias ocidentais vivem sob a sombra do fascismo. Em todas elas, professores têm sido alvo de perseguições ideológicas e sofrido diante de condições precárias de trabalho, impostas pelos mercadores da educação. Neste sentido, o Sinpro Campinas e Região celebra não só a ofício, mas a luta dos professores e professoras por dias melhores.

Com eles e ao lado deles, a reconstrução nacional é possível, apesar das pedras que sempre haverão de pintar no caminho. Convidamos a todos e todas para se juntar a nós neste 1º de Maio. Vamos às ruas defender os trabalhadores da educação. Defendê-los é defender o nosso futuro!

Campinas, 1º de Maio de 2024

Diretoria do Sinpro Campinas e Região

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades