A série “Conheça seus representantes” foi pensada como forma de apresentar à categoria a atual diretoria do Sinpro Campinas e Região. Uma vez por semana teremos em nossas redes o perfil de um diretor ou diretora, para que os professores possam conhecer quem são aqueles que os representam no movimento sindical e estão na linha de frente da luta por seus direitos.

Nome completo: Vitor Medina dos Santos Oliveira

Data de nascimento: 25 de agosto de 1989

Local de nascimento: Presidente Prudente (SP)

Instituições onde leciona: Anglo Portal, Colégio Tales de Mileto, Instituto Baroneza de Rezende

Disciplinas que leciona: Filosofia e Sociologia

Cargo no Sinpro: Diretor de Base

Currículo resumido: É formado em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba; especializado em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo; cursou especialização de Educação em Direitos Humanos pelo Instituto Federal de São Paulo; mestrando no Programa de Pós-Graduação em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática; foi professor da rede pública por 10 anos e é professor da rede privada de ensino há 15 anos.

Relação com a luta: Inicialmente sindicalizou-se na APEOESP, onde defendeu pautas ideológicas que dialogavam com a valorização da educação pública de qualidade, melhores estruturas educacionais para a comunidade escolar e melhores condições de trabalho para os professores. Passados alguns anos também se sindicalizou no Sinpro Campinas e Região, visando as mesmas lutas. Para além dos aspectos mencionados, percebeu na prática o quanto o sindicato é indispensável para as negociações que defendem melhores condições de trabalho, dado a relação de força que existe entre patrão e trabalhador que, sem o sindicato, produziriam condições de negociações díspares.

Como é o seu trabalho no Sinpro?  Ingressou na diretoria do Sinpro Campinas e Região em 2024. Como Diretor de Base, participa das reuniões e promove visitas às instituições de ensino, principalmente às situadas em Piracicaba; participa ativamente da campanha salarial; busca sindicalizações nas áreas em que atua como professor; planeja e organiza eventos que visam ampliar as relações intersindicais e aproximar os movimentos sociais do Sinpro.