O papel das universidades e faculdades católicas frente aos desafios da educação brasileira na atualidade é o tema do encontro híbrido que professores/as dessas instituições e de seus colégios de aplicação vão realizar nos dias 7 e 8 de junho. O encontro será realizado pelo Sinpro Campinas e Região, pela Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Apropucc) e pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES), com apoio da Contee. A coordenadora da Secretaria-Geral da Confederação, Madalena Guasco Peixoto, também diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP, será uma das palestrantes.

O debate proposto visa recuperar a importância que as humanidades têm no contexto da missão de tais instituições, bem como a imprescindibilidade da garantia da democracia interna para que se realize, de fato, sua natureza comunitária. O objetivo é também contribuir para a organização das lutas no local de trabalho, na defesa da democracia, da excelência da educação e da dignidade do trabalho docente como integrantes da missão católica.

“Trata-se de oportunidade única de reunir a comunidade acadêmica em torno de um debate cada vez mais necessário no Brasil e no mundo: a sobrevivência da democracia”, diz o comunicado das entidades organizadoras. Além do trabalho em grupo — do qual resultará uma carta coletiva, e da palestra da professora Madalena Guasco, haverá outras duas palestras: com o filósofo e educador Alípio Casali, doutor em Educação pela PUC-SP; e com o professor e sociólogo Márcio Roberto Tangerino, professor aposentado da PUC-Campinas.

Professores e estudantes das instituições católicas de ensino estão convidados a participar do evento. As inscrições gratuitas devem ser feitas clicando aqui até o dia 31 de maio.

Programação completa