A série “Conheça seus representantes” foi pensada como forma de apresentar à categoria a atual diretoria do Sinpro Campinas e Região. Uma vez por semana teremos em nossas redes o perfil de um diretor ou diretora, para que os professores possam conhecer quem são aqueles que os representam no movimento sindical e estão na linha de frente da luta por seus direitos.

Nome completo: Kênia Kemp

Data de nascimento: 7 de outubro de 1962

Local de nascimento: Vargem Grande do Sul (SP)

Instituição onde leciona: UniMetrocamp

Matéria que leciona: Metodologia das Ciências Humanas e suas tecnologias; Design, Cultura e sociedade; Filosofia; Comportamento Organizacional, entre outras.

Cargo no Sinpro: Representação Federativa (Suplente)

Currículo resumido: É professora do ensino superior privado desde 1997. Graduou-se em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFP) e concluiu Mestrado em Antropologia Social pela Unicamp. Nunca teve outra profissão que não fosse a de docente. Já atuou em muitas instituições de ensino superior privado em Campinas e região, trabalhando simultaneamente em cidades como Sorocaba, Americana, Jundiaí e Vinhedo. Atualmente está cursando doutorado na Unicamp e uma segunda graduação em Pedagogia. Também é professora de Yoga.

Relação com a luta: Sindicalizada desde 2000 e parte integrante da diretoria do Sinpro desde 2024, Kênia acredita na importância das condições de trabalho como parte de uma luta coletiva, da classe profissional. Assim, segundo ela, a defesa pelos direitos ganham força. E complementa: “Além disso, deixamos marcados na história da sociedade o sentido e os resultados dessa luta”.

Qual é a função da sua diretoria no Sinpro? A Federação Sindical permite a reunião dos demais sindicatos representantes da categoria uma coordenação dos interesses e da atuação com abrangência estadual, interestadual e nacional. Essa função entretanto, se sobrepõe à defesa do cumprimento do Estatuto em todas as suas deliberações. Como a atual diretoria é pautada pela gestão democrática, a participação em comissões temáticas e nas agendas de atendimento aos professores sindicalizados não deixa de ser uma importante função do cargo.

Fale um pouco sobre o seu trabalho no Sinpro: “Participo das reuniões de discussão e deliberação, além de assembleias das categorias que estão em negociação salarial e de outros direitos. Procuro ampliar a base de professores sindicalizados a partir de minha atuação profissional, pois entendo como extremamente importante aumentar a representatividade de nosso Sindicato. Tenho muito interesse em ampliar as atividades culturais de nosso Sindicato, trazendo uma agenda que contemple expressões da diversidade”.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

2ª a 6ª das 10hs às 16hs