Nome completo: Alexsandro Sgobin.
Data de nascimento: 9 de janeiro de 1975.
Local de nascimento: Campinas (SP).
Instituição onde leciona: Professor do Colégio Recanto Azul.
Disciplina que leciona: Geografia.
Cargo no Sinpro: Diretor da pasta de Educação e membro da direção executiva do Sinpro Campinas e Região.
Currículo resumido: Bacharel e Licenciado em Geografia pela Unicamp, mestre e doutor em Educação pela FE-Unicamp, estudando a área de imagens em educação e filosofia da Diferença. Pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO da Faculdade de Educação da Unicamp.
Relação com a luta: Sindicalizado desde 2019, diretor no Sinpro desde 2020. Ser sindicalizado é participar da construção e manutenção dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores da Educação, juntando forças e conhecimentos para fortalecer a consciência de classe e formar frentes contra a desigualdade histórica do Brasil e exigir, sem descanso, educação gratuita, LAICA e de qualidade para todos.
Como é seu trabalho no Sinpro? No sindicato exerço a função de diretor de Educação, trabalhando em assuntos mais específicos como organização de palestras/cursos sobre assuntos de interesse da Educação nacional, em conjunto com outras pastas; redação de textos semanais sobre temas relevantes à escola; contribuição com outras pastas em ações e construção de projetos relevantes ao sindicalismo e a categoria que representamos; manutenção da biblioteca da sede Sinpro Campinas; atualização contínua sobre a legislação educacional hodierna etc.