O próximo convidado do “Música na Conversa”, programa de entrevistas musicais do Sinpro Campinas e Região, será o violeiro Paulo Freire, um dos nomes mais importantes da viola instrumental no Brasil. O bate-papo, conduzido pelo jornalista Bruno Ribeiro, vai ao ar na terça-feira (25 de junho), às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Sindicato.

Paulo Freire é violeiro, cantor, compositor, escritor e contador de causos. Filho do psicanalista Roberto Freire (autor de “Cléo e Daniel”), abandonou a faculdade de Jornalismo em 1977 e, sob influência do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, mudou-se para a região do Urucuia, em Minas Gerais, onde aprendeu a tocar viola com o mestre Manoel de Oliveira. Na década de 1980, instalou-se em Paris, na França, para aperfeiçoar os estudos musicais. De volta ao Brasil, compõe trilhas sonoras para minisséries da Rede Globo, como “Malu Mulher” e “Grande Sertão: Veredas”.

O músico lança o primeiro disco (“Rio Abaixo”) em 1995 e recebe o Prêmio Sharp de Revelação Instrumental. De lá para cá, vem constituindo importante discografia centrada na música de viola. Hoje é referência no instrumento, tendo acompanhado ou gravado com artistas como Mônica Salmaso, Arnaldo Antunes e Zizi Possi. Paralelamente, desenvolve uma profícua carreira de escritor, com vários livros publicados.

Paulo Freire pertence a um grupo de violeiros que combina música regional e urbana a partir do virtuosismo instrumental. Seu estilo traz influência direta da música produzida nos sertões brasileiros, mas também do jazz, do blues e do rock progressivo, gêneros presentes em sua formação cultural.

Para receber o lembrete da entrevista, siga o canal do Sinpro Campinas no YouTube (clique aqui).

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

 Localização

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

 Horário de atendimento
2ª a 6ª das 10hs às 16hs

 Telefone
(19) 3256-5022

 Email
sinprocampinas@sinprocampinas.org.br

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO