Nome completo: José Moraes dos Santos Neto
Data de nascimento: 17 de fevereiro de 1964
Local de nascimento: Campinas (SP)
Instituição onde leciona: Atualmente apenas leciono no Colégio Pio XII, mas trabalhei como professor nos Colégios Coração de Jesus, COTUCA, Imaculada e Renovatus.
Disciplina que leciona: História
Cargo no Sinpro: Conselho Fiscal
Currículo resumido: Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fez especialização pelo Centro de Memória. MBA em Gestão Educacional. Consultor INEP/ENEM do Ministério Educação e um dos autores da matriz História do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do MEC. Escritor com 12 livros publicados.
Relação com a luta: Sou sindicalizado desde 2000 e integro a diretoria do Sindicato desde 2014. Quando você está lecionando ou apenas na vida social cotidiana, você representa uma instituição que luta pelos direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho dos professores e professoras, um sindicato que defende direitos humanos, proteção de minorias, povos originários e por uma sociedade igualitária.
Como é seu trabalho no Sinpro? O cargo de conselheiro fiscal tem um foco interno no sindicato. É um órgão fiscalizador independente da diretoria, que busca, por meio de transparência, equidade e prestação de contas, contribuir para o desempenho da organização.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

2ª a 6ª das 10hs às 16hs