Eleita em fevereiro deste ano, para um mandato que vai até 2027, a atual diretoria do Sinpro Campinas e Região encerra o primeiro semestre com várias ações realizadas, dentro e fora do sindicato, que contribuem com o fortalecimento da luta em prol dos professores.

Segundo a presidente da entidade, Conceição Fornasari, as metas, anunciadas antes da posse, estão em sendo “cumpridas dentro do prazo esperado”. Destaque para a recomposição salarial da categoria e aumento real para todos os segmentos, avanços conquistados nas convenções e acordos coletivos.

Confira abaixo um balanço das principais ações, atividades e conquistas do Sinpro Campinas entre os meses de fevereiro e junho de 2024:

Comunicação: Para melhor se comunicar com a categoria, o Departamento de Comunicação deu início à reforma visual e de conteúdo do site (www.sinprocampinas.org.br), que tornou a plataforma mais funcional. A reforma será concluída no segundo semestre.

Jurídico: O Departamento Jurídico passou por reordenamento, visando a agilidade do atendimento. Foram contratados uma assessora jurídica e dois advogados, com escalas semanais de plantão.

Previdência: O Departamento de Previdência também passou por reestruturação por meio da contratação de funcionária para auxiliar o trabalho do diretor da pasta. Isso tem gerado maior celeridade nos processos de aposentadoria e outras demandas.

Cultura e Saúde: O Departamento de Cultura tem ampliado a oferta de atividades e oficinas culturais aos professores e à comunidade em geral. Além do Coral do Sinpro (com inscrições sempre abertas), há novas opções, como o Clube de Leitura (grupo que se encontra para discutir obras literárias selecionadas); o Grupo Arteiros de Teatro (voltado para pessoas acima dos 50 anos); o curso de Danças Circulares (em parceria com o Departamento de Saúde e ministrado pela professora Mairany Gabriel); e o programa de entrevistas “Música na Conversa” (em parceria com o Departamento de Comunicação e transmitido ao vivo pelo canal do Sinpro Campinas no YouTube).

Convênios: O Departamento de Convênios lançou a plataforma “Sinpro Mais”. Voltada exclusivamente aos professores sindicalizados, o aplicativo oferece centenas de promoções e descontos na compra dos mais variados serviços e produtos (roupas, calçados, restaurantes, hotéis, pousadas, cursos etc.). O “Sinpro Mais” pode ser acessado pelo site (https://sinpromais.clubeben.com.br/) ou pelo celular, através do aplicativo disponível para download.

Tesouraria: O sindicato reforçou mecanismo internos de planejamento e controle financeiro, assim como ampliou a transparência por meio de prestação de contas periódica, aberta e acessível aos professores associados.

Trabalho de Base: Diretores de base e presidente promoveram dezenas de visitas a escolas e universidades ao longo do primeiro semestre, ocasiões em que várias demandas dos professores foram ouvidas e atendidas. O sindicato conseguiu eleger ainda dois novos delegados sindicais em escolas de Limeira e Santa Bárbara d’Oeste.

Campanhas e ações: Em solidariedade aos estudantes do Rio Grande do Sul, que perderam o acervo de suas escolas na mais grave enchente ocorrida no estado, o Sinpro Campinas lançou uma campanha de doação de livros, cadernos e outros materiais escolares para as crianças gaúchas. Todo material arrecadado será enviado no mês de julho.

Encontros e debates: Foi realizado, em junho, o Encontro Nacional dos Professores e Estudantes das Universidades Católicas, coordenado e organizado pelo Sinpro Campinas. O objetivo foi discutir o papel da Universidade Católica frente aos desafios da Educação brasileira na atualidade, ressaltando a importância das humanidades e do sentido da democracia no ambiente acadêmico católico.

Participação em fóruns e atos públicos: O Sinpro Campinas marcou presença em diversos fóruns em defesa dos direitos dos trabalhadores, como o Fórum de Educação, além de integrar o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Saúde. O sindicato também esteve na linha de frente em atos públicos em defesa da democracia e dos direitos das mulheres e dos adolescentes, com destaque para a marcha de 1º de Maio, no Dia dos Trabalhadores.

Horário de atendimento: O Sinpro Campinas acrescentou uma hora em seu período de atendimento presencial. Agora, a sede do sindicato funciona das 9h às 16h.