Na última quinta-feira, 15 de agosto, ocorreu mais um encontro dos do Clube de Leitura do Sinpro Campinas e Região. Neste encontro, professores de diferentes áreas do conhecimento, numa conversa informal, compartilharam suas impressões sobre a leitura do livro O Avesso da Pele, do escritor Jeferson Tenório, da Companhia das Letras, publicado em 2020.

Jeferson Tenório, escritor e professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre, onde vive, é figura reconhecida no cenário literário contemporâneo.

O livro foi selecionado em 2019 para integrar o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) para alunos do ensino médio. Na categoria Romance literário, ganhou o Prêmio Jabuti de 2021. Em 2023, foi alvo de censura nas redes de educação do Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

A exposição foi enriquecida e aprofundada por Tania Pellegrini, professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária. Ela ressaltou a importância do livro no atual panorama político-social brasileiro, devido aos temas sensíveis que aborda, entre eles a falência do ensino público e o racismo. O personagem principal é um professor negro, recriado ficcionalmente por seu filho também negro, o que levanta uma série de pontos fundamentais para discussão.

Entre as participantes do Encontro foi unânime a avaliação de que a leitura do Avesso da Pele possibilita uma reflexão sobre preconceitos e desigualdade social, que continuam em evidência nestas primeiras décadas do século XXI. “Sua leitura contribui para o avanço do respeito à diversidade, fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a expositora.

Faça parte do Clube de Leitura
O Clube de Leitura do Sinpro Campinas é uma iniciativa que visa estimular a leitura e o espírito crítico, desenvolver habilidades analíticas e de argumentação, além de fomentar novas amizades baseadas no amor aos livros. Os participantes se comprometem a ler as obras indicadas pela professora ou professor convidado, para posterior debate em grupo. As atividades são gratuitas e realizadas presencialmente na sede do Sindicato (Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 100, Parque das Universidades), em Campinas. Qualquer pessoa pode fazer parte do clube, bastando solicitar inscrição via e-mail: secretariageral@sinprocampinas.org.br.