O Ministério da Educação da Faixa de Gaza informou, nesta terça-feira (17/09), que mais de 11 mil estudantes palestinos foram mortos desde o início da ofensiva de Israel na região, em 7 de outubro.

Considerando a região de Gaza e a Cisjordânia, a pasta ainda declarou que 17.772 estudantes foram feridos pelos bombardeios e operações terrestres israelenses. Além dos mais de 400 que foram presos pelo regime de Tel Aviv.

O dado veiculado pelo jornal catari Al Jazeera concorda com outro informe: a maioria das escolas de Beit Hanoon, no norte da Faixa de Gaza, foi destruída.

De acordo com verificação do jornal, a maior parte das escolas e instalações educacionais da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e do governo palestino foram atingidas por Israel.

“Imagens de satélite revelaram que nove escolas administradas pela agência da ONU para refugiados palestinos foram completamente destruídas, além da destruição parcial de três outras escolas que abrigavam palestinos deslocados”, informa a publicação.

Segundo a UNRWA, 85% dos edifícios escolares em Gaza foram atingidos ou danificados, de modo que precisam de reconstrução ou grande reabilitação para voltarem aos papéis educacionais.

Além de estudantes, as escolas também abrigavam famílias deslocadas pela guerra. Após as constantes ordens de evacuação do exército israelense, cerca de 600 agrupamentos se refugiaram em outros centros educacionais no enclave palestino.

Fonte: Contee

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |