O Irã disparou, na noite de ontem (01/10), uma grande quantidade de mísseis contra Israel. O ataque representa uma “escalada significativa” no conflito entre os dois países. Autoridades do Irã e de Israel confirmaram que a República Islâmica lançou mais de 100 mísseis balísticos durante o ataque.

O Corpo da Guarda Revolucionária do Irã afirmou, na noite de terça-feira, que o ataque com mísseis seria uma retaliação pelos assassinatos do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, e de um comandante iraniano. Também foi indicado pela declaração que, caso atacado, o Irã lançaria mais mísseis. Sirenes de ataque aéreo, ainda conforme o jornal norte-americano, soaram em todo Israel, incluindo as cidades de Jerusalém e Tel Aviv.

O disparo de misseis iranianos ocorre apenas um dia após as forças israelenses iniciarem uma invasão terrestre no sul do Líbano, visando incapacitar o grupo xiita Hezbollah, apoiado pelo Irã. Segundo informações divulgadas pela Casa Branca, o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris se reuniram nesta manhã com autoridades de segurança nacional para discutir possível ajuda militar a Israel.

O Irã atacou Israel pela última vez em abril deste ano. Na ocasião, Tel Aviv contou com a ajuda de nações como os Estados Unidos, Jordânia e de outros, e acabou interceptando quase todas as centenas de mísseis e drones disparados contra seu território. Agora, Israel planeja uma resposta ao ataque. Segundo as autoridades, a resposta irá comprovar as capacidades de “surpresa” e “precisão” de Israel.

O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta quarta-feira (2) para discutir a crise no Oriente Médio.

Com informações do Opera Mundi (Foto: Getty Images)