Mais de 155 milhões de brasileiros foram às urnas neste domingo (06/10) para escolher prefeitos e vereadores de 5.569 municípios do Brasil. Das 26 capitais em disputa, a esquerda vai disputar o segundo turno em cinco delas: São Paulo, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Cuiabá.

A disputa para a prefeitura de São Paulo terá segundo turno entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol). Com mais de 99% das urnas apuradas, Nunes contabilizou 29,49% dos votos válidos. O candidato psolista ficou em segundo lugar com 29,06% da preferência dos eleitores.

O ex-coach Pablo Marçal deixou a disputa para o segundo turno indefinida na maior parte da apuração, mas, com 28,14% dos votos válidos, não avançou na corrida para a prefeitura de São Paulo.

Com o cenário eleitoral já definido, Tabata Amaral (PSB) tinha 9,91%; José Luiz Datena (PSDB), 1,84%; Marina Helena (Novo), 1,38%; Ricardo Senese (UP), 0,09%; Altino Prazeres (PSTU), 0,05%; e João Pimenta (PCO), 0,02%.

Os dois candidatos que seguem para o segundo turno buscarão agora o apoio das legendas dos derrotados. Além da Federação Psol/Rede, a coligação de Boulos reúne a Federação Brasil da Esperança PT/PCdoB/PV e o PDT. Nunes aglutina, além do próprio partido, PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Mobiliza e União.

Campinas

O atual prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), foi reeleito em primeiro turno com 66% dos votos válidos. A vitória, porém, está sub judice, já que Saadi teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. O prefeito recorreu da sentença no TRE-SP. Caso o prefeito tenha a cassação da candidatura confirmada pelo TRE e não conseguir uma liminar no TSE até 31 de dezembro, o presidente da Câmara de Campinas pode se tornar prefeito temporariamente, até que o processo termine.

Na eleição para vereador, três partidos foram os que obtiveram mais cadeiras na Câmara Municipal de Campinas a partir de 2025, com cinco parlamentares cada. São eles: Republicanos, PSB e PL. Podemos e PT terão três vereadores cada, enquanto MDB, PP, União Brasil, Psol e PSD somam duas cadeiras na Casa. PCdoB e Cidadania fecham a lista, cada um com um parlamentar eleito.

Com informações da Opera Mundi (Foto: Câmara Municipal de Campinas)