
O ano de 2025 teve início com desafios significativos para os professores e professoras da Rede SESI e SENAI. Em um contexto pós-pandêmico e diante das mudanças climáticas que impactam a sociedade, destaca-se a necessidade de repensar não apenas o futuro da educação, mas também as condições de trabalho e a valorização profissional.
Em manifesto recente, os docentes ressaltaram que, apesar de habituados a mudanças constantes em currículos, métodos pedagógicos e metas educacionais, sentem-se desamparados quando o assunto é a relação de trabalho com a rede. Eles afirmam que, embora a instituição seja reconhecida por sua abertura à inovação no campo educacional, há resistência em ouvir e acatar propostas dos profissionais que atuam diretamente na implementação dessas políticas. “A impressão que fica é que falta confiança em nossas tomadas de decisão”, destacam os docentes. Eles reivindicam avanços em mudanças estruturais, melhores salários e escuta ativa por parte dos gestores.
O manifesto conclui com um apelo para que a instituição leve a sério as propostas econômicas e pedagógicas apresentadas pelos docentes, garantindo não apenas a valorização profissional, mas também um diálogo mais transparente e colaborativo. “Precisamos ser ouvidos de modo estrutural, na essencialidade”, finalizam.
Leia o manifesto na íntegra clicando aqui.
Aproveite para assinar o abaixo-assinado aqui. Lembrando que, após assinar, você deve confirmar sua assinatura por meio do link que receberá via e-mail.