
O Sinpro Campinas e Região, em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e a Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), promove nesta quinta-feira (20), às 16h, o evento “Mesa da Memória: Ainda Estamos Aqui – Mulheres na Ditadura”. O debate, que será transmitido ao vivo no Facebook das três entidades, terá como convidada especial a médica e professora Helena Serra Azul.
Doutora em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Helena é professora titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma das autoras do livro “Tempos de Nunca Mais”, onde relata as graves violações de direitos humanos que sofreu durante o regime militar brasileiro (1964-1985).
Natural do Ceará, Helena Serra Azul Monteiro iniciou sua luta contra a ditadura ainda na adolescência, integrando a Juventude Estudantil Católica (JEC). Em 1968, com a instauração do AI-5, Helena foi presa com apenas dois meses de gestação de seu filho Manuel, que viria a nascer no cárcere e ali permaneceria durante sete meses. Em 1972, ela e o marido voltariam a ser presos e sofreriam todo o tipo de tortura.
No debate, Helena Serra Azul fala de sua trajetória como militante política e de sua luta como médica e professora por uma sociedade mais justa e igualitária.
Para participar online da mesa redonda, acesse a plataforma Zoom neste link: https://us02web.zoom.us/j/88992074318?pwd=8LbuxEDUJYvp5Z1902baKI9dPcAKhq.1
Serviço
“Mesa da Memória: Ainda Estamos Aqui – Mulheres na Ditadura”
Debate com Helena Serra Azul
Quinta – 20 de março – às 16h
Ao vivo pelo Facebook do Sinpro Campinas