O Sinpro Campinas e Região saúda, com afetuoso abraço, às professoras e professores e sua absolutamente necessária profissão, nossa profissão, que não se pode separar da construção de um povo, de uma terra, de um país. E dizemos pela terceira vez profissão, pois ministrar aulas não é uma “vocação” ou tampouco um “dom”, como querem nos fazer pensar aqueles que julgam que caso tenhamos apenas o mínimo para exercer nossa jornada já deveríamos estar bem contentes, ou quem repete (ainda!) que não exercemos um “trabalho”. Professorar não se trata de um sacerdócio, consideração que só pode sair da boca do ingênuo ou de quem nada conhece (e sequer se esforça por conhecer) nossa jornada. Cada um de nós sabe da luta diária de se professorar, e os colegas com muitos anos de docência sabem que ensinar é uma construção árida.

Um poeta talvez diria: trata-se de caminhar por um vasto território pedregoso, mas com jardins florentes despontando aqui e ali. Pois quem ensina e aprende com seus alunos e alunas bem sabe: há recompensas, e essas vêm principalmente das crianças, dos adolescentes e dos jovens adultos com quem comungamos a duras penas o conhecimento, no olhar de espanto de quem aprendeu algo que ainda não sabia, num debate sadio que surge em uma espaço de aprendizagem, na troca de saberes…seriam incontáveis as boas situações, e a bem da verdade não se poderia escrever sobre ser professora/ser professor senão da maneira mais generalizante, uma vez que cada um de nós tem um universo de histórias, descobertas, momentos luminosos e também sofrimentos.

Somos, cada um de nós, colegas, um mundo de acontecimentos, e a cada um de nós se poderia dedicar um alentado volume a narrar experiências vividas. Especialmente a cada professora desse país, com sua jornada dupla ou tripla, de pé já ao alvorecer, tarde da noite tendo o direito descansar finalmente. Inúmeras das colegas mestras poderiam contar uma história de esforços tão imensos que fariam esmorecer da maneira mais lamentável os feitos de qualquer herói das fábulas.

Assim, o Sinpro Campinas e Região saúda a todas as professoras e a todos os professores, renovando nosso dever e nosso querer de continuar lutando pela valorização de nossa profissão, que é árdua, mas é bela, e sempre será imprescindível.

Com a mais profunda certeza da grandeza de ensinar e aprender, parabéns, colegas!

Alexsandro Sgobin é professor e diretor do Sinpro Campinas e Região

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

 Localização

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

 Horário de atendimento
2ª a 6ª das 10hs às 16hs

 Telefone
(19) 3256-5022

 Email
sinprocampinas@sinprocampinas.org.br

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO