Depois de alguns anos sem publicação, o Sinpro Campinas e Região anuncia a retomada da Revista de Educação, um marco histórico da categoria. A 18ª edição da revista já está em produção e tem lançamento previsto para janeiro de 2026, com o tema “Vozes Docentes. Pela Valorização dos Professores e Professoras”.
A publicação renasce com o propósito de refletir as lutas, conquistas e a criatividade dos docentes da rede privada de ensino, dando protagonismo às vozes que constroem cotidianamente a educação nas salas de aula e nos espaços escolares.
Estrutura da nova edição
A revista trará uma estrutura plural, que abrange desde análises teóricas até produções literárias. Entre as seções confirmadas estão:
• Artigo central, com um texto aprofundado sobre narrativas docentes, a partir de experiências relatadas por professores da base;
• Entrevista exclusiva com o professor Dermeval Saviani, um dos maiores nomes da educação brasileira, que fará uma análise sobre o cenário educacional atual;
• Artigos temáticos, que abordarão temas como saúde do professor, educação e democracia;
• Seção de Envios dos Docentes, espaço dedicado à produção da categoria, com textos enviados pelos próprios professores e professoras.
Nesta última seção, haverá ainda os espaços de Conto e Poesia, para produções literárias e reflexivas relacionadas ao universo educacional, além da área de Indicações, onde serão compartilhadas sugestões de livros, filmes, sites e eventos.
Convite à participação
O Sinpro convida os docentes a enviar suas produções inéditas e fazer parte desta retomada coletiva. As contribuições podem se enquadrar nas seguintes categorias:
• Relato de experiência: práticas pedagógicas, projetos e reflexões sobre a trajetória docente (até 3 laudas);
• Narrativa pessoal: depoimentos sobre a experiência de ser professor ou professora, com ou sem identificação, para compor o artigo central;
• Conto: narrativa curta de ficção que dialogue com o mundo da educação;
• Poesia: expressão poética sobre a arte de ensinar, os desafios da profissão ou a esperança na escola pública.
Os textos devem ser enviados até 10 de novembro de 2025 para o e-mail revista.educacao@sinprocampinas.org.br. Todo o material será avaliado pelo Conselho Editorial, que poderá realizar ajustes editoriais, sempre preservando a autoria e a mensagem original.
Uma publicação feita por e para os docentes
Mais do que uma publicação, a Revista de Educação do Sinpro Campinas é apresentada como um instrumento de valorização e identidade coletiva do magistério. A proposta é fortalecer o pensamento crítico, divulgar a produção intelectual da categoria e registrar a voz dos professores e professoras de Campinas e região. “Esta revista é um instrumento nosso, para fortalecer nossa identidade, valorizar nossa produção intelectual e amplificar nosso debate. É a voz coletiva do magistério de Campinas ganhando forma e registro”, destaca o Conselho Editorial da publicação.

