Sinpro Campinas alerta comunidade escolar sobre “nova onda” de Covid-19 e apela por vacinação e volta do uso de máscara

Nesta terça-feira (29), o Brasil registrou 116 mortes por Covid-19 e 38.510 casos da doença. Com isso, o país chega a 689.717 vidas perdidas e 35.268.255 infectados desde o início da pandemia.
A média móvel de mortes é de 71 por dia, com alta de 155% em comparação aos dados de duas semanas atrás – o que indica a existência de uma “nova onda” causada pelo surgimento da subvariante BQ.1 da ômicron.
Três regiões do país apresentam as maiores altas na média móvel – Sudeste (277%) é a terceira, atrás apenas do Sul (421%) e Nordeste (396%). O Estado de São Paulo responde pela maior quantidade de pessoas infectadas até o momento.
Diante deste quadro, o Sinpro Campinas e Região faz um alerta à sociedade: o recuo da pandemia, que celebramos na reta final do ano passado, não é mais a realidade. Infelizmente, como demonstram os dados recolhidos diariamente pelos veículos de imprensa junto às Secretarias de Saúde estaduais, o número de casos da doença voltou a crescer, bem como o número de óbitos.
A situação é ainda mais preocupante quando nos deparamos com a negligência com que o recrudescimento da pandemia tem sido tratado pelos governos em todos os níveis – o governo federal, que deveria ser o responsável por liderar o processo de enfrentamento à crise sanitária, não emite novas orientações sobre doses de reforço há cinco meses, criando um cenário de incertezas no país.
Assim, consciente de que voltaremos a atravessar períodos difíceis de restrições provocadas pelo novo coronavírus, o Sinpro Campinas apela à população, em especial aos professores, estudantes e comunidade escolar em geral, para que retomem o uso cotidiano de máscaras, sobretudo em ambientes fechados, como salas de aula e transporte coletivo. Às diretoras e diretores das instituições de ensino recomendamos ainda que voltem a observar o distanciamento social dentro de escolas e universidades.
Por fim, insistimos na importância da vacinação: é fundamental que escola e academia sejam territórios livres do negacionismo científico e avaliem a possibilidade de exigir certificado vacinal de funcionários e alunos. Rogamos a quem ainda não se imunizou contra a covid-19 que procure o posto de saúde mais próximo e tome a vacina correspondente à sua faixa etária. Se você tomou a dose de reforço há mais de seis meses, informe-se com seu médico sobre a necessidade de tomar a quinta dose.
O Sinpro Campinas e Região será sempre pela defesa da vida, da educação e da democracia!
Campinas, 30 de novembro de 2022
Diretoria do Sinpro Campinas e Região