O Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, em Campinas, será marcado pelo Ato 1º de Maio Unificado, que reunirá representantes de várias centrais sindicais, como CTB, CUT, Força Sindical e Intersindical, entre outras. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (1/5), com concentração a partir das 9h no Largo do Pará e caminhada até o Largo do Rosário, no Centro da cidade.
Este ano, o lema do Ato será “Emprego, Renda, Direitos e Democracia” e os trabalhadores levarão às ruas 15 reivindicações que vão desde a valorização do salário mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos, passando pelo fim dos juros extorsivos e pelo fortalecimento da democracia (confira a lista completa no final da matéria).
Após o ato, haverá caravana aos interessados em participar do evento no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Na capital paulista é aguardada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estão confirmados shows de Leci Brandão, Zé Geraldo, Edi Rock (do grupo Racionais MC’s), Sidney Magal e bloco Ilú Obá de Min, entre outros.
O secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, destaca que a unidade do movimento sindical reforça as demandas que a sociedade precisa construir ao longo de 2023. “Nossa ação unitária é fundamental na luta pelo fortalecimento dos sindicatos e pelos direitos trabalhistas”, diz.
Confira as 15 pautas do 1º de Maio Unificado de 2023:
– Fortalecimento das negociações coletivas
– Mais empregos e renda
– Fim dos juros extorsivos
– Política de valorização do salário mínimo
– Direitos para todos
– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
– Fortalecimento da democracia
– Aposentadoria digna
– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
– Contra o assédio moral, a violência e o racismo
– Revogação do “Novo” Ensino Médio
– Desenvolvimento econômico e social
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
– Em defesa das empresas públicas