A pedagoga, linguista e psicóloga argentina Emilia Ferreiro morreu no último sábado (26), aos 86 anos de idade. A pesquisadora em alfabetização e educação é considerada uma das principais teóricas do campo da psicopedagogia na América do Sul e no mundo, e tem legado enorme para a área.

Suas pesquisas transformaram práticas educacionais ao redor do mundo e tocaram a vida de inúmeros educadores e alunos. Emília foi uma referência para muitos pesquisadores continuarem investigando as questões da língua em diferentes países, incluindo o Brasil.

Além disso, Emilia Ferreiro é amplamente reconhecida por suas contribuições fundamentais para a compreensão do processo de alfabetização e aquisição da linguagem em crianças.

O trabalho de Ferreiro destacou a importância de entender o pensamento das crianças em desenvolvimento e como elas constroem seu próprio conhecimento durante o processo de alfabetização. Sua abordagem construtivista influenciou profundamente as práticas pedagógicas em todo o mundo, criando novos paradigmas a partir do pensamento de Piaget.

O Sinpro Campinas e Região lamenta a perda de Emilia Ferreiro e reitera a importância do seu legado para a evolução dos métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. A lacuna deixada por ela intensifica um compromisso mais profundo em proteger o direito à alfabetização de crianças e jovens.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

 Localização

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

 Horário de atendimento
2ª a 6ª das 10hs às 16hs

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo freire

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO