Comunista, feminista, antirracista, revolucionária, pensadora. Muitos são os adjetivos para definir Angela Davis, que completa hoje 80 anos de vida. Nascida em 26 de janeiro de 1944, no estado americano do Alabama, Davis é acima de tudo um ícone da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e referência mundial no combate à toda forma de opressão.
Sua trajetória como ativista política foi marcada por sua atuação no movimento dos Panteras Negras, grupo antirracista do qual chegou a ser dirigente – o que resultou em sua prisão na década de 1970. Um ano antes, em 1969, Angela Davis havia sido demitida do cargo de professora de Filosofia da Universidade da Califórnia por sua ligação com o Partido Comunista.
Foi homenageada com canções por John Lennon (“Angela”) e pelos Rolling Stones (“Sweet Black Angel”). Em 1980 e 1984, candidatou-se à vice-presidência dos Estados Unidos pelo Partido Comunista, mas não obteve votos suficientes. Nos últimos anos, Davis vem mantendo estreitos laços com intelectuais, artistas e movimentos sociais do Brasil.
Atualmente, Angela Davis é professora emérita do Departamento de Estudos Feministas da Universidade da Califórnia, a mesma instituição que a demitiu no passado por seu posicionamento político. Ela também tem se dedicado à literatura e seus livros são estudados e discutidos em universidades de vários países.
O Sinpro Campinas e Região presta esta singela homenagem à camarada Angela Davis, uma das personalidades mais influentes e fascinantes dos séculos XX e XXI. Sua vida é um exemplo para milhões de homens e mulheres que lutam por um mundo mais justo e igualitário.