O ministro dos Direitos Humanos do Governo Lula, Silvio Almeida, vai desfilar pela Portela no Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. Ele será responsável por interpretar a figura do advogado e abolicionista Luiz Gama.
O desfile da Portela terá como enredo “Um defeito de cor”, que contará história da obra literária de mesmo nome, de Ana Maria Gonçalves. A própria escritora foi responsável pelo convite ao ministro.
O desfile pretende mostrar a jornada de mulheres pretas que lutaram pelo fim da escravidão. Uma das personagens citadas no desfile é Luiza Mahim, que é mãe de Luiz Gama e protagonista do romance.
No último mês, o ministro visitou o barracão da Portela e conheceu o trabalho que está sendo produzido. Durante a visita, posou para fotos ao lado de integrantes da agremiação.
Silvio Almeida, vale lembrar, foi o primeiro presidente do Instituto Luiz Gama, associação sem fins lucrativos formada por juristas empenhados na defesa de causas populares, principalmente sobre assuntos raciais e de direitos humanos.
Fonte: JC