O Sinpro Campinas e Região repudia as ameaças de morte sofridas pelos vereadores da Câmara Municipal de Campinas, em especial pela vereadora Paolla Miguel (PT), que tem sido alvo recorrente de manifestações de ódio.
Em mensagem encaminhada por e-mail à vereadora, no último dia 5 de maio, uma pessoa usando nome fake ameaça matar Paolla e “todos os vereadores e assessores que encontrar pelo caminho”.
Não é a primeira vez que ameaças de tal natureza são feitas contra parlamentares em Campinas, especialmente aos do campo da esquerda e/ou que representam minorias.
Não se pode descartar a relação entre a epidemia de mensagens digitais carregadas de violência racial, homofóbica e de classe com o avanço da extrema-direita no Brasil e no mundo. Choca que continuem impunes.
Tais ameaças são inconcebíveis. Não apenas porque os vereadores, independente de sua filiação partidária, representam parcela significativa da população, mas porque, acima de tudo, são seres humanos.
Por isso, o Sinpro Campinas e Região manifesta solidariedade irrestrita à vereadora Paolla Miguel e aos seus colegas de Câmara e exige que as autoridades avancem na identificação e punição do autor, dentro dos parâmetros legais.
Campinas, 7 de maio de 2024
Diretoria do Sinpro Campinas e Região