Terá início nesta sexta-feira (7), às 19h, o primeiro Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas, a ser realizado presencialmente no Sinpro Campinas e Região, com transmissão online via Zoom.
O evento tem como objetivo discutir o papel da universidade frente aos desafios educacionais na atualidade. Aspectos como a importância das humanidades e o sentido da democracia no ambiente acadêmico católico serão abordados pelos palestrantes convidados.
Na noite de hoje, o palestrante será o filósofo e educador Alípio Casali, que irá abordar o tema “Diferencial e Razão de Ser da Universidade Católica”.
Segundo a professora Conceição Fornasari, presidente do Sinpro, o encontro será uma oportunidade rara de reunir a comunidade acadêmica em torno de um debate cada vez mais necessário no Brasil e no mundo: “É imprescindível garantir que a democracia não morra – e as instituições católicas podem contribuir com isso ao garantir espaço para lutas e reivindicações no ambiente acadêmico, além de uma educação de excelência e a dignidade do trabalho docente”, diz.
O encontro terá sequência amanhã, sábado, com as palestras do sociólogo Márcio Roberto Tangerino, ex-professor da PUC-Campinas, e da professora Madalena Guasco Peixoto, diretora da faculdade de Educação da PUC-SP. Haverá ainda um trabalho em grupo que resultará na construção de um carta coletiva.