A oficina de Danças Circulares e MemoriAção continua com inscrições abertas. Promovido pelo Departamento de Cultura do Sinpro Campinas e Região, em parceria com o Departamento de Saúde, o curso é totalmente gratuito e acontece às quartas-feiras, das 14h às 16h, na sede do Sindicato.
Voltada para professores e para o público em geral, a oficina é ministrada pela professora Mairany Gabriel, educadora, arteterapeuta e formadora de danças circulares sagradas. Segundo ela, é consenso entre as pesquisas sobre o envelhecimento que “a música e os exercícios físicos são fundamentais para a preservação da memória, da qualidade de resposta e da saúde do idoso”, diz.
É com esse propósito, de maneira lúdica e alegre, que nasce o MemoriAção, práticas criadas por ela, onde diversas metodologias são reunidas com o objetivo de trazer ao participante as possibilidades de se descobrir mais ativo e socializado. “As aulas no Sinpro contemplam as atividades rítmicas e de movimento, e na sequência as Danças Circulares chegam como prática do que foi aprendido naquele dia”, explica a professora.
Os interessados devem fazer a inscrição enviando nome completo e telefone pelo e-mail secretariageral@sinprocampinas.org.br.
O que são Danças Circulares
As Danças Circulares fazem parte de um movimento de dança contemporânea que surgiu com Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino polonês/alemão. A origem dessa forma de dança remonta manifestações corporais muito antigas de vários povos, pois, como se sabe, costumava-se celebrar e ritualizar as épocas de colheitas, casamentos, nascimentos, mortes e outros eventos importantes. Nesse tipo de dança, as pessoas são dispostas em círculos e realizam coreografias em conjunto. Dessa forma, cada participante coloca sua intenção e energia na roda, demonstrando o melhor de si em busca de uma unidade.