Nome completo: Carlos Alberto Camargo Baccaglini
Data de nascimento: 23 de janeiro de 1955
Local de nascimento: Campinas (SP)
Instituição onde leciona: Colégio de Aplicação Pio XII
Disciplina que leciona: Física
Cargo no Sinpro: Secretário Geral
Currículo resumido: Estudei sempre em escolas públicas, Grupo Escolar Gustavo Teixeira, em São Pedro, depois Ginásio e Colégio no Vitor Meirelles, já em Campinas, curso de Bacharelado e Licenciatura em Física na UNICAMP e Mestrado em Educação pela PUCC.
Desde quando é sindicalizado: Desde 1981, quando ocorreu o movimento de professoras e professores para dar um rumo mais progressista à diretoria do sindicato.
Desde quando faz parte da diretoria do Sinpro: 1990
Qual a importância de ser sindicalizado? Toda categoria de trabalhadores depende da força do coletivo. Individualmente somos fracos diante do poder econômico dos donos das escolas e, para que possamos defender os nossos interesses de maneira mais eficiente, precisamos do esforço e participação de todas e todos, juntos nos nossos sindicatos. Isso é fundamental, mas não suficiente, se não entendermos a necessidade de participação politica junto aos partidos que defendem os nossos interesses. Os partidos, com as suas representações no Congresso, estabelecem as leis que devem definir quem ganha e quem perde na luta de classes.
Qual é a função da sua diretoria no Sinpro? A Secretaria Geral tem funções estabelecidas pelo Estatuto do sindicato, relacionadas ao recebimento e envio de correspondências e comunicados tanto para a categoria como para entidades, de maneira geral, elaboração de pautas e atas das reuniões e assembleias, mas o trabalho realizado é bastante amplo, incluindo o fornecimento de informações que possam embasar outros setores do sindicato na elaboração de políticas e ações que potencializem as nossas lutas por melhores condições de vida e trabalho para os professores e professoras e para os trabalhadores de maneira geral.
Fale um pouco sobre o seu trabalho no Sinpro. O trabalho de todos diretores e diretoras do Sinpro exige participação em pelo menos três frentes: Trabalho de Base, contato com professores nas escolas da nossa base territorial, levando ao conhecimento dos docentes as preocupações e ações da diretoria e ouvindo esses professores e professoras para incorporar às nossas lutas as sugestões e propostas da categoria. Outra frente importante é a participação nas assembleias, contribuindo para pensar ações e formas de encaminhar soluções para os problemas que afligem a categoria. Por fim, a participação em frentes de trabalho ou desenvolvimento de projetos, geralmente incluindo vários setores e que exigem articulação e trabalho coletivo.

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

2ª a 6ª das 10hs às 16hs