A deputada Macaé Evaristo (PT) é a nova ministra dos Direitos Humanos. Ela foi escolhida nesta segunda-feira (9/9/24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e substitui o advogado Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6). A escolha, já confirmada pelo presidente Lula em suas redes sociais, aconteceu após reunião entre a deputada e o chefe do Executivo, em Brasília, nesta segunda (9).
Macaé Evaristo tem 59 anos e era vereadora por Belo Horizonte em seu primeiro mandato quando se elegeu, também pela primeira vez, deputada estadual nas eleições de 2022, com 50.416 votos.
Graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação, Macaé Evaristo é professora desde os 19 anos. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação em BH (2005 a 2012) e no Estado (2015 a 2018). Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Macaé Evaristo coordenou programas sobre escolas indígena e integral em Minas Gerais, sobre escola integrada em BH e, no MEC, sobre cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ela é membro efetivo das comissões de Educação, Ciência e Tecnologia, de Cultura e de Ética e Decoro Parlamentar, tendo como suas principais bandeiras políticas a defesa da escola pública, a luta contra o racismo estrutural e por políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão das mulheres e das minorias.
Fonte: Assembleia Legislativa de MG