Sinpro Campinas repudia venda de Fazenda do IAC por parte do governo Tarcísio

O Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO) repudia a decisão do governador Tarcísio de Freitas de vender parte da Fazenda Santa Elisa, parte do complexo pertencente ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e reconhecida como um dos maiores patrimônios científicos do Brasil e da América Latina na pesquisa do café.

A Fazenda Santa Elisa é a salvaguarda para a cafeicultura brasileira, uma vez que seu banco de germoplasma reúne mais de 5 mil exemplares de diferentes tipos de café, oriundos de várias partes do mundo, alguns deles em extinção. As pesquisas realizadas no local, ao longo de décadas, são responsáveis pela melhoria da genética do café produzido em território nacional.

Com a venda de parte da Fazenda do IAC, visando apenas o lucro imediato com o sucateamento de uma área pública, o governador expõe mais uma vez a sua face negacionista e autoritária: além de se desfazer de uma imensa área verde em prol de interesses privados, Tarcísio se recusa a consultar a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo e despreza a opinião dos cientistas.

Nós, do Sinpro Campinas e Região, alertamos para possíveis prejuízos à sociedade decorrentes da venda da Fazenda Santa Elisa: tal medida afetará a continuidade de trabalhos de pesquisas em curso, algumas de médio e longo prazo. Não podemos aceitar em silêncio a dilapidação do patrimônio público, histórico e científico de nosso Estado.

Campinas, 23 de outubro de 2024
Diretoria do Sinpro Campinas e Região

Sindicato dos Professores - Campinas e Região

 Localização

Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. Das Universidades
Campinas – SP | CEP 13.086-130 |

 Horário de atendimento
2ª a 6ª das 10hs às 16hs

 Telefone
(19) 3256-5022

 Email
sinprocampinas@sinprocampinas.org.br

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO