A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE) expressa sua grande preocupação com o resultado das eleições nos Estados Unidos, que confirmaram Donald Trump como vencedor. Esse desfecho, além de seus efeitos imediatos na política interna dos EUA, envia um recado claro para as democracias em todo o mundo e reflete um fenômeno político global que não podemos ignorar.
O retorno de Trump à Casa Branca, figura central da extrema direita, representa não apenas a continuidade de uma agenda de retrocessos sociais e ataques aos direitos trabalhistas e humanos, mas também sinaliza o avanço crescente das forças conservadoras e autoritárias em diversas partes do planeta.
Em tempos de polarização e intensa desigualdade, a ascensão de líderes populistas de direita, como Trump, serve de alerta sobre os perigos do autoritarismo, do nacionalismo exacerbado e da intolerância. Esse resultado deve ser um ponto de reflexão para todos aqueles que se dedicam à defesa da democracia, dos direitos humanos e da justiça social.
É importante frisar que o campo progressista, em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil, tem falhado em dialogar de forma eficaz com amplos setores da sociedade. A esquerda precisa repensar a sua comunicação, se reconectar com as bases, renovando suas estratégias para combater a desinformação e o discurso de ódio disseminados pelos grupos conservadores.
Urge a necessidade de uma nova forma de se comunicar, que entenda as fragilidades das democracias contemporâneas e saiba como revertê-las. É fundamental fortalecer os canais de comunicação que promovam um debate plural, informado e pautado pela verdade, a fim de agregar a juventude, combater o declínio civilizatório e impulsionar os reais anseios da população.
Conclamamos a classe trabalhadora e todos os movimentos sociais a redobrarem seus esforços na construção de um mundo mais justo e solidário. A luta pela educação pública, gratuita e de qualidade, pela liberdade, pela igualdade e pelos direitos humanos segue firme e exige nossa mobilização constante, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
A CONTEE reafirma seu compromisso com a causa democrática. Seguiremos atentos aos rumos da política nacional e externa, trabalhando incansavelmente para garantir que a democracia prevaleça, que os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras sejam respeitados e que a educação seja tratada como um direito universal. A resistência continua, com mais força, união e coragem.
Brasília, 6 de novembro de 2024
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee)
(Foto: Alex Brandon/AP Photo)