Biblioteca do Sinpro Campinas e Região “Prof. Paulo Cosiuc”

Sobre a Biblioteca

Inaugurada em 15 de maio de 2023, a Biblioteca “Paulo Cosiuc” está localizada na Sala de Leitura do Sinpro Campinas e Região. Com mais de 1 mil livros, a maioria egressa do acervo pessoal do professor Paulo Cosiuc, a biblioteca é composta por obras divididas por assuntos, tais como: Educação, Política, Economia, Direito, Sindicalismo, História, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Arte, Religião, Literatura, Feminismo e Futebol, entre outros. Há ainda um setor dedicado à Literatura Infantil e revistas antigas.

Quem pode ser sócio?

Todos os professores podem consultar as obras no local. Porém, apenas professores sindicalizados podem emprestá-las. Para obter este benefício é necessário dirigir-se pessoalmente à sede do Sinpro e preencher um breve cadastro. Cada professor poderá emprestar até 2 (dois) livros por mês, com prazo de 30 (trinta) dias para devolução.

A biblioteca fica na Av. Profa. Ana Maria Silvestre Adade, 100, no Parque das Universidades, em Campinas, e funciona de segunda a sexta, das 10hs às 16hs.

Quer doar livros para a biblioteca?

Você gostaria de doar livros para a biblioteca do Sinpro e enriquecer ainda mais o acervo dos professores? Encaminhe para nós a descrição do material que pretende doar, destacando a quantidade e o estado em que os livros se encontram. Não se esqueça de deixar seu nome completo e telefone de contato. O e-mail para a doação é contato@sinprocampinas.org.br.

Quem foi Paulo Cosiuc?

Paulo Cosiuc (2/10/1940 – 18/3/2018) foi dirigente sindical, escritor e professor de História na PUC-Campinas. Em 1975 especializou-se em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), período em que assumiu a direção do Sinpro Campinas, exercendo papel fundamental no processo de renovação e fortalecimento do movimento sindical campineiro.

Na década de 1960, integrou o movimento estudantil, destacando-se como militante comunista na luta contra a ditadura militar. A democracia, a soberania nacional, os direitos humanos, a cultura brasileira e a educação pública de qualidade foram algumas das causas pelas quais dedicou a maior parte de sua vida.

Leitor voraz, adquiriu na juventude o hábito de comprar livros. Parte de seu acervo foi doada ao Sinpro Campinas e Região e integrada à biblioteca do sindicato. Paulo Cosiuc foi também o fundador do Coral do Sinpro, que hoje leva o seu nome.