Coral do Sinpro Campinas completa 10 anos e quer continuar crescendo
O Coral do Sinpro surgiu em 2006, na época em que o Sindicato se tornou um Ponto de Cultura, financiado pelo Ministério da Cultura e pela Prefeitura de Campinas. Dentre as várias oficinas e cursos, organizou-se a oficina de música, sob a coordenação do maestro Rafael Garbuio. De imediato vingou a ideia de se criar um coral do Sinpro com ensaios aos sábados das 9 às 11 horas, na sede do Sindicato.
Quem pode participar do Coral
A participação no Coral é aberta a toda e qualquer pessoa que goste e queira cantar. Não é necessário ser professor, nem sindicalizado (a) e nem é preciso conhecer música. É importante lembrar que na abertura dos ensaios há um período de exercícios vocais para a educação e aquecimento da voz.
Repertório
O nosso repertório é selecionado pelo regente Rafael Garbuio, que também está aberto a sugestões. É composto de várias peças da época renascentista (os célebres contos de palácio), cantos indígenas, música afro e música popular brasileira de qualidade, destacando compositores como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Chico Buarque e outros.
Apresentações
Nestes 10 anos podemos destacar vários momentos de apresentação pública.
O Encontro de Corais, em novembro de 2011, apresentações no Sarau da Biblioteca da Prefeitura, Congresso da CTB na Estação Cultura, em junho de 2013, o 8º Congresso do Sinpro, em Limeira, em maio de 2014, no Sarau, Etc e Tal, em dezembro de 2015 e no aniversário dos 75 anos do Sinpro Campinas, em maio de 2016, na Câmara Municipal.