Um grupo de estudantes do Sesi 101 de Americana (SP), coordenados pelo professor Edvaldo Milan, sagrou-se campeão da Mostra Brasileira de Foguetes dentro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada em Barra do Piraí (RJ) entre os dias 12 e 15 de setembro.

Ao todo, 29 equipes e mais de 100 estudantes de várias partes do Brasil participaram do evento em suas duas etapas. Na etapa regional, que premiou os melhores lançamentos de foguetes caseiros (feitos à base de garrafas pet), os estudantes do Sesi, Layne, Yasmin e Giovanni, conseguiram atingir a altura mais alta – 318,3 metros. Foi a 6ª maior marca em 30 anos de competição.

Segundo o professor Edvaldo Milan, que ficou responsável pela preparação da equipe, o resultado colocou não apenas a escola em evidência, mas também a cidade de Americana. “Por se tratar de um evento nacional e de grande visibilidade, o retorno ao trabalho dos estudantes tem sido ótimo. Isso aumenta a autoestima deles e possibilita a realização de voos mais altos”, diz.

Milan, que é sindicalizado ao Sinpro Campinas, conta que a preparação dos alunos começou em fevereiro, com muitos estudos, testes e análises de desempenho. Antes da Olimpíada Brasileira, o trio participou e foi campeão da Copa Americanense de Foguetes, alcançando 287 metros em seu melhor lançamento. “Ficamos muito felizes de ter superado essa marca na competição nacional e seguiremos trabalhando para aumentá-la ainda mais na próxima edição”, afirmou.