O novo Ensino Médio já começou a ser implementado neste ano, tendo como ponto de partida o estado de São Paulo. O modelo instituído pela Lei Federal 13.415, de 2017, já aponta graves consequências para a formação das/os estudantes, sobretudo, as/os mais pobres. Ao invés de acessar todas as disciplinas, por exemplo, o novo modelo induz a escolha entre itinerários específicos de conhecimento.

Pesquisadores, movimentos sociais e estudantis já alertavam para a gravidade dessa mudança. Um estudo realizado pela Rede Escola Pública e Universidade, Repu, revela o aprofundamento da desigualdade educacional já identificado em São Paulo: limitação dos itinerários disponíveis, falta de professores, déficit na carga horária, entre outros problemas.

Para aprofundar o debate sobre as mudanças e consequências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a reforma do Ensino Médio, o Sinpro Minas realiza, nesta quinta-feira (22/09), uma live dedicada ao tema. A apresentação será conduzida pela presidenta interina do Sinpro Minas, Thais D`Afonseca.

Uma das debatedoras será a bióloga Paola Guidi de Oliveira, diretora do Sinpro Campinas, pesquisadora na área de currículo e histórias de vida, com enfoque na BNCC e seus impactos sobre o ensino de Ciências no Ensino Médio. Os outros convidados são o professor Rogério Rosa e a professora Maria Regina Velasquez.

A transmissão terá início às 19h no canal do YouTube do Sinpro Minas! Clique aqui para acessar!