O País passa por um momento crítico de sua história, com o avanço de pautas conservadoras no Congresso Nacional e no Executivo com reiterados ataques aos direitos humanos e trabalhistas, retrocessos nas políticas sociais, de educação e meio ambiente, e graves ameaças à democracia e ao
Estado de Direito.

Neste contexto, o Sinpro Campinas e Região faz frente às fake news que levantam dúvidas sobre a lisura das urnas eletrônicas – e do processo eleitoral brasileiro – e contribui para o bom debate abrindo um canal de comunicação aos professores-cidadãos que se preocupam com o futuro do Brasil e com o destino da nossa categoria – a Tribuna de Debates.

Como acontece em todo ano eleitoral, o Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro Campinas) publica a sua Tribuna em formato impresso e digital. Nela, os/as docentes sindicalizados/as de nossa base de atuação têm espaço assegurado para recomendar e defender o voto em seus candidatos.

Além do Presidente da República, nas eleições de outubro serão escolhidos governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Pleiteantes a todos os cargos aparecem indicados nesta publicação, que tem o objetivo de oferecer opções de voto aos que ainda estão indecisos e de fortalecer o debate democrático.

Todos os textos são de inteira responsabilidade de seus autores/as – professores/as do setor privado de ensino que participaram voluntariamente desta edição da Tribuna. Não houve, por parte do Sindicato, nenhum tipo de censura ou restrição quanto aos nomes indicados.

As eleições de 2022 irão determinar rumaremos de vez à barbárie ou seguiremos o caminho do fortalecimento da democracia, da reconstrução nacional e da civilização. Por isso recomendamos a todos/as que se atentem aos programas político-partidários dos candidatos/as e às propostas apresentadas por eles/as, tanto nos/as majoritários/as (presidente, governador e senador) como nos proporcionais (deputados estaduais e federais).

Mais do que nunca, precisamos eleger presidente e governador como deputados/as e senadores/as comprometidos/as com a pauta dos/as trabalhadores/as e com as demandas da educação, da saúde, do meio ambiente, da vida! Apenas dessa forma conseguiremos começar a reverter a distorção histórica que representam as forças retrógradas e fascistas que atuam hoje no Congresso Nacional, e na Presidência da República, no governo do estado e na Alesp e defendem interesses contrários aos/às trabalhadores/as , ao povo e à nação! Viva a Democracia! Viva as eleições de 02 de outubro de 2022!

Clique aqui para ter acesso ao PDF da Tribuna de Debates

Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas e Região