A eleição presidencial de 2022 será definida no segundo turno. Com 99,8% das urnas apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve pouco mais de 57 milhões de votos, contra 51 milhões do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em votos válidos, os 6 milhões de eleitores a mais de Lula representam uma vantagem de 5,14 pontos percentuais: 48,38% a 43,24%. O resultado deixou o petista próximo de conquistar mais um mandato à Presidência da República já no primeiro turno – faltou-lhe apenas 1,62 ponto percentual. O segundo turno será disputado daqui a quatro domingos, em 30 de outubro.

Em pronunciamento à imprensa concedido à noite, em São Paulo, Lula procurou demonstrar otimismo. “Eu quero dizer para vocês que nós vamos ganhar estas eleições! Isso (o segundo turno), para nós, é apenas uma prorrogação”, declarou o ex-presidente. “Vamos ter que viajar mais, fazer mais ato, mais comício, mais debate. Vamos ter que conversar mais com as pessoas e vamos ter que convencer a sociedade brasileira daquilo que nós estamos propondo.”

Para derrotar Bolsonaro, o ex-presidente vai priorizar a busca pela adesão formal da terceira via. Aos jornalistas, ele enfatizou que, além de “amadurecer propostas”, o segundo turno serve para ampliar o “leque de alianças, de apoio”.

Com 4,9 milhões de votos, a senadora Simone Tebet (MDB) terminará a disputa em terceiro lugar, seguida pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que teve quase 3,6 milhões de votos. Juntos, eles somaram 7,11% dos votos válidos, sendo 4,16% de Tebet e 3,05% de Ciro. Neste domingo, após a divulgação dos resultados parciais, os dois presidenciáveis sinalizaram que devem apoiar Lula.

Já Ciro pediu “paciência” diante do “recado das urnas”. Em relação a seu desempenho nas eleições 2018, o pedetista perdeu quase 10 milhões de votos. Mas sua aparente preocupação foi com a onda conservadora que, na reta final, determinou o avanço da direita e do bolsonarismo no Congresso Nacional.

“Estou profundamente preocupado com o que está acontecendo com o Brasil. Eu nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora”, afirmou Ciro. “Me deem mais algumas horas para conversar com meus amigos, com meu partido, para que a gente possa achar o melhor caminho.”

Lula foi o mais votado nos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, Pará, Tocantins, Amapá e Amazonas. Bolsonaro venceu em todos os estados do Sul, do Sudeste (fora Minas-Gerais) e do Centro-Oeste, além de ter ficado em primeiro em Rondônia, Roraima e Acre.

Fonte: Vermelho

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB