Novembro é o mês da Consciência Negra. E, em homenagem aos negros e negras ilustres que contribuíram ou seguem contribuindo para a cultura, a política, a educação, o pensamento nacional e as lutas pela liberdade e pela democracia, o Sinpro Campinas e Região publica a série “Novembro Negro”, composta por minibiografias de grandes personalidades. A ideia é jogar luz sobre a vida e a obra de brasileiros e brasileiras afrodescendentes, valorizando seus feitos e combatendo o apagamento da memória que o racismo estrutural promove no país.

O segundo homenageado da série é Abdias Nascimento.

Abdias do Nascimento (1914 – 2011) foi descrito como o mais completo intelectual e homem de cultura do mundo africano do século XX. Poeta, escritor, dramaturgo, artista visual e ativista pan-africanista, teve uma infância muito pobre e começou a trabalhar aos sete anos de idade.

Na década de 1930, integrou a Frente Negra Brasileira, movimento pioneiro na luta dos negros por direitos, e foi preso pelo Estado Novo de Getúlio Vargas. Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, pouco depois, fundou o Teatro Experimental do Negro, entidade que rompeu a barreira racial no teatro brasileiro. Foi a primeira entidade afro-brasileira a ligar a luta pelos direitos civis à recuperação e valorização da herança cultural africana.

Denunciando a segregação no teatro brasileiro, sobretudo a prática de pintar atores brancos com tinta preta para desempenharem papéis dramáticos, o Teatro Experimental do Negro oferecia cursos de alfabetização e cultura geral a seus integrantes: empregados domésticos, operários, motoristas, desempregados e funcionários públicos.

Formou a primeira geração de atores e atrizes negros e favoreceu a criação de uma dramaturgia que focalizasse a cultura e a experiência de vida dos afro-brasileiros. Projetou também o Museu de Arte Negra. Suas pinturas, largamente exibidas dentro e fora do Brasil, exploram o legado cultural africano no contexto do combate ao racismo. Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, foi deputado federal, senador da República e secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.