Sinpro Campinas repudia atos terroristas cometidos por bolsonaristas contra a democracia brasileira

CAMPINAS, 9 DE JANEIRO DE 2023 – O Sindicato dos Professores de Campinas e Região, SINPRO, viu com enorme indignação os ataques terroristas cometidos pela extrema direita bolsonarista contra o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto na tarde de ontem (8 de janeiro de 2023). O rastro de destruição deixado pelas gangues fascistas – incluindo a depredação do patrimônio público, a violência física contra servidores e jornalistas, e o extravio de armas, munições e obras de arte pertencentes ao Estado brasileiro – é a prova cabal de que o alvo era, e continua sendo, a nossa jovem e combalida democracia.

Tais atos, praticados por criminosos que não respeitam as regras do Estado Democrático de Direito, devem ser repudiados por toda a sociedade e investigados pelas autoridades competentes. Como representante classista de uma categoria de trabalhadores essencial para o futuro do País, o SINPRO exige punição imediata, contundente e exemplar, não apenas aos bolsonaristas que promoveram os atos de terror no Distrito Federal, mas também aos agentes públicos que prevaricaram e aos financiadores, organizadores e mentores da aventura golpista.

Se ainda havia algum espaço para o diálogo com a oposição raivosa insuflada pelo discurso de ódio de Jair Bolsonaro e seus asseclas, este espaço deixou de existir no último domingo. Chega de tolerância para com os intolerantes! O governo Lula foi eleito e empossado democraticamente, como determina a Constituição Cidadã de 1988, e não há nada ou ninguém que possa impedir a democracia de seguir o seu curso natural.

Todo aquele que ousar insistir no golpe de estado deverá ser denunciado ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal. O destino dos golpistas será a cadeia. Nós, do SINPRO, estaremos vigilantes e não compactuaremos com qualquer atitude antidemocrática. Conclamamos à toda categoria e à sociedade em geral que juntem-se a nós na luta em defesa da democracia, da liberdade e da soberania nacional.

DEMOCRACIA PARA SEMPRE!

Diretoria do SINPRO Campinas e Região