O Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro) marcou presença, na noite de ontem, do ato a favor da democracia, convocado por partidos políticos e movimentos sociais. A manifestação, que teve início no Largo do Rosário e culminou com caminhada pelas ruas do Centro de Campinas, foi uma resposta ao ataque terrorista realizado no último domingo por bolsonaristas contra as sedes dos três poderes, em Brasília.

Segundo os organizadores do evento, cerca de 4 mil pessoas se reuniram para reivindicar punição aos golpistas e seus financiadores. Dentre as pautas estava também a retirada imediata dos acampamentos golpistas em todo o país, incluindo o que estava armado em frente à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e que foi totalmente desmobilizado nesta terça.

A professora Conceição Fornasari, presidente do Sinpro, não pode estar presente no ato, mas comentou sobre a importância da mobilização popular para debelar o avanço do golpe. “Apesar da chuva, muita gente que respeita a democracia foi às ruas para dizer ‘basta’ ao fascismo. O rastro de destruição deixado pelos terroristas não nos intimida. Seguiremos lutando pela democracia, queiram ou não”, disse.

No ato, que terminou por volta das 19h30, o Sindicato foi representado por seus diretores Paulo Nobre, André Campos e Maria Clotilde Lemos Petta. Em cidades da base do Sinpro, como Piracicaba, o ato pró-democracia também reuniu um número expressivo de manifestantes.

Foto: Leandro Ferreira