Comunicado para ativos e inativos da Unimep e do Colégio Piracicabano sobre convênio com plano de saúde

Caro(a) professor(a),

O Sinpro Campinas e Região informa que as tratativas com a Unimed Piracicaba, por intermédio da Vidamax (empresa que faz a intermediação entre o Sindicato e os convênios médicos), não tiveram desfecho favorável, apesar de todos os apelos e esforços que movemos no sentido contrário.

Desde o dia 2 de janeiro deste ano, quando foi informado de que a IEP (UNIMEP e Colégio) não iriam renovar o convênio médico dos professores com a Unimed, o Sinpro participou de várias reuniões com os representantes do plano de saúde e da Vidamax para tentar reverter a decisão da operadora. A Unimed, porém, manteve-se irredutível até o fim (leia abaixo a resposta da Vidamax).

Em virtude da demanda surgida por conta da substituição do plano de saúde dos colaboradores(as) / professores(as) da UNIMEP, a Vidamax Administradora de Benefícios, promoveu reuniões com a gerência comercial da Unimed Piracicaba, objetivando encontrar alternativa de plano de saúde viável economicamente, através do Sinpro Campinas.

Fato é que a posição da Unimed Piracicaba foi ofertar plano na modalidade Pessoa Física, com uma tabela “diferenciada” para os ex-beneficiários da UNIMEP. A referida tabela tem desconto linear de 30% em todas as faixas etárias, se comparada, a tabela de balcão ofertada pela Unimed Piracicaba para o público em geral. Como a Unimed Piracicaba afirmou que não apresentaria preços menores para a contratação via Sinpro, o nosso entendimento, é que o Sinpro recomende a contratação do plano Pessoa Física com desconto aos professores da UNIMEP.

Em relação a potencial parceria com o Sinpro Campinas, a Unimed Piracicaba tem interesse, no entanto, carece que o Sinpro informe a quantidade de professores (as) sindicalizados (as) em Piracicaba para que a Unimed avalie e nos encaminhe proposta comercial.

Por fim, a Unimed ratificou que a vigência do plano atual dos INATIVOS da UNIMEP foi postergada para 28/02/2023. Já em relação aos ATIVOS a data fim permanece 28/01/2023.

Isso significa que, infelizmente, não será possível, neste momento, efetuar o convênio com a Unimed aos professores ativos e inativos das instituições de ensino supracitadas a partir do dia 29 de janeiro, data do vencimento do plano. Os beneficiários inativos, ou seja, aqueles que optaram pela continuidade do plano de saúde por aposentadoria ou após sua demissão sem justa causa, terão seu contrato vigente por mais um mês, sendo encerrado automaticamente no dia 28 de fevereiro.

O Sinpro Campinas seguirá buscando alternativas aos professores e professoras da Unimep e do Colégio Piracicabano. Uma opção, neste momento, seria optar em fazer o plano individual com a Unimed Piracicaba, que oferece um pacote mais acessível do que o vendido no balcão.

Lembramos ainda que o Sinpro Campinas oferece o benefício de plano de saúde com a Unimed para os docentes sindicalizados das instituições privadas da base do sindicato (falar com Caroline pelo telefone 19-99111-7067).

20 de janeiro de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região