Com uma agenda focada em alcançar uma educação equitativa e de qualidade para todos, o Congresso Internacional de Pedagogia – Havana 2023, realizado em Cuba, entra hoje em seu segundo dia com a participação de delegados de várias nações. A presidente do Sinpro Campinas, Conceição Fornasari, representa a entidade no evento.

Na sua décima oitava edição, o congresso, que vai até sexta-feira, conta ainda com a participação de pelo menos trinta ministros do setor e personalidades de reconhecido prestígio internacional.

Na conferência de abertura, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel abordou o tema “A gestão da ciência e inovação na educação geral em Cuba”. Doutor em Ciências, ele destacou que a aplicação da ciência e da inovação é essencial para a melhoria do ensino em sintonia com as exigências do desenvolvimento econômico e social.

Na sessão de ontem à noite, destacaram-se as conferências proferidas por Mariano Jabonero, Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura, e Claudia Uribe, Diretora do Escritório Regional de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe.

Ambas as personalidades reconheceram o compromisso de Cuba com a educação e, na perspectiva de suas respectivas entidades, convidaram a fortalecer a cooperação internacional em educação para superar as lacunas e desigualdades, aprofundadas pela pandemia do Covid-19, e alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030 propostos pelas Nações Unidas.

As sessões, sediadas no Palácio de Convenções, têm como foco promover a socialização do conhecimento científico, o diálogo e a troca de boas práticas e resultados da pesquisa educacional.

 

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB