O coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, e a coordenadora da Secretaria de Defesa das Diversidades, Direitos Humanos e Respeito às Etnias e Combate ao Racismo, Margot Andras, participaram ontem (1°) da primeira reunião do novo Comitê Executivo da CEA (Confederação de Educadores Americanos), realizada em Havana, Cuba, durante o congresso internacional Pedagogia 2023. Estiveram presentes representantes de Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, México e Panamá.

“A reunião foi convocada para discutir o planejamento da CEA para os próximos três anos. Foi tirado um conjunto de deliberações para cada um dos quatro colegiados que organizam a entidade — Comunicação, Diversidade, Formação e Assuntos Educativos —, sobretudo as prioridades para este primeiro semestre”, explicou Gilson.

Segundo o diretor da Contee e da CEA, a ação prioritária do Colegiado de Comunicação é construir e ampliar o site da confederação internacional, para que seja um espaço de informação, articulação das entidades-membros e construção de ação integrada na região da América Latina e do Caribe.

O Colegiado de Assuntos Educativos, por sua vez, tem como prioridade, conforme Gilson, buscar relação com universidades públicas dos países que integram a CEA para organizar pesquisa a respeito da educação na região.

Já nos colegiados de Diversidade e de Formação, o objetivo é que as entidades realizem levantamentos de como andam, em cada país, os debates sobre as questões que tocam às duas pastas. No caso da Diversidade, a pauta é o enfrentamento ao racismo, ao machismo e à LGBTQIAP+fobia, bem como a proteção aos povos originários. No caso da Formação, a intenção é compreender em que pé estão as realidades e as lutas trabalhista e sindical.

O Comitê Executivo da CEA também tratou da contribuição financeira das entidades. Propostas sobre esse ponto devem voltar a ser discutidas na próxima reunião mensal, on-line. Novo encontro presencial ficou marcado para outubro, no México. De acordo com Gilson, será uma reunião ibero-americana, incluindo também países da Europa, visando a integração dos países de línguas Portuguesa e Espanhola.

Participação da Contee

A composição do Comitê Executivo da CEA, que vai comandar a entidade internacional até 2025, foi definida em dezembro. A principal modificação é a Presidência Colegiada, formada por representantes de entidades do México, da Argentina, do Brasil e do Panamá. As pastas de Comunicação, Formação, Diversidade e Assuntos Educativos também passaram a ter diretorias colegiadas.

Neste primeiro momento, Margot Andras representa a Contee — e o Brasil — no Colegiado de Diversidade. Como vai haver alternância entre as entidades brasileiras — Contee, Fasubra e Sinasefe — na Presidência Colegiada, Gilson Reis assume futuramente o posto, ao longo do mandato. Já o dirigente da Contee Allysson Mustafa vai atuar em conjunto com as demais entidades brasileiras no Colegiado de Assuntos Educativos.

Fonte: Contee