O 18º Congresso Internacional Pedagogia 2023 foi encerrado na sexta-feira (3), no Palácio das Convenções de Havana, em Cuba. O diretor-geral de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone, fez uso da palavra e definiu o encontro como “uma expressão solidária da importância da aproximação e do conhecimento mútuo para revolucionar a educação”. A declaração final convocou professores e educadores a alcançar uma integração que conduza ao desenvolvimento e não à colonização.

A presidente do Sinpro Campinas e Região, Conceição Fornasari, que estava entre as representantes das delegações estrangeiras homenageadas ao fim do evento, disse que o congresso ratificou o compromisso de “manter a qualidade de uma educação que salve a cultura e os valores das nações e das escolas como agentes de transformação da sociedade”.

O congresso reuniu 1,7 mil delegados de 51 países e oito organismos internacionais, representantes das nações membros do G77+China. Pouco mais de 3 mil docentes participaram do congresso e integraram dezenas de atividades culturais, cursos de formação, palestras, conferências e simpósios. A presidente do Sinpro Campinas se reuniu com educadores estrangeiros, com a direção da Central dos Trabalhadores de Cuba, a diretora de Relações Internacionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Ciência e Esportes de Cuba, e com o Ministro da Educação Superior de Cuba, José Ramón Loidi.

O 19º Congresso acontecerá de 10 a 14 de fevereiro de 2025.