É com imensa tristeza que o Sinpro Campinas e Região comunica o falecimento do professor Silvio Costa, ex-presidente do Sinpro Goiás, dirigente do PCdoB e um dos fundadores da Corrente Sindical Classista, que originou a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Na última quarta-feira (14), ele teve um mal súbito em sua residência e não resistiu. O professor tinha 69 anos, era casado com a socióloga Lúcia Rincón e deixa três filhos.

Doutor em Ciências Sociais, Silvio Costa começou a lecionar na PUC-Goiás na década de 1970 e formou várias gerações de estudantes voltados ao pensamento crítico e à consciência política. Em 1980, foi o primeiro presidente do Sinpro goiano na fase da chamada “Retomada Classista” do sindicalismo brasileiro. Sua atuação como dirigente sindical foi marcada pelo compromisso inabalável com a defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

Silvio Costa foi também palestrante e escritor de vários livros publicados, destacando-se “Comuna de Paris — O Proletariado Toma o Céu de Assalto” e “Revolução e Contrarrevolução na França”, que se tornaram referência nas áreas de História e Sociologia.

O desaparecimento físico do professor e intelectual Silvio Costa abre uma lacuna na trincheira do sindicalismo e da educação no Brasil. Seu legado, porém, continuará vivo através de milhares de alunos formados por ele e influenciados por seu amor à humanidade e sua luta pela construção de um mundo mais justo e igualitário.

O Sinpro Campinas estende aos familiares e amigos do falecido as nossas mais profundas e sinceras condolências.

Silvio Costa PRESENTE!

Campinas, 16 de fevereiro de 2023