É com grande pesar que o Sinpro Campinas e Região comunica e lamenta o falecimento do diretor presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Campinas (SAAEC), Devanir Aparecido Rodrigues, ocorrido ontem, 2 de março de 2023. O velório será realizado neste sábado, 4 de março, das 7h às 9h no Cemitério da Saudade, em Campinas.

Devanir Rodrigues foi forjado na luta em defesa dos trabalhadores, causa que passou a defender ainda na juventude. Ingressou na vida sindical para representar a categoria dentro da institucionalidade. Idealista, assumiu a presidência da SAAEC pela primeira vez em 2001 e, desde então, vinha se dedicando quase que integralmente à entidade.

Sua gestão foi responsável pela ampliação dos serviços assistenciais aos auxiliares, especialmente o odontológico e de informatização. Adquiriu uma sede de campo própria na cidade de Valinhos e estabeleceu convênio de uso das instalações do Clube de Campo Vale Verde, nessa mesma cidade. Como presidente da SAAEC, recebeu em 2004 a outorga do título “Destaque Profissional de Excelência em Líder Sindical” pelo Supremo Conselho Internacional de Honrarias e Méritos da Ordem Imperatriz Tereza Cristina, em comemoração aos 450 anos de São Paulo.

Devanir Rodrigues introduziu um trabalho constante de fiscalização junto às escolas particulares, além de buscar a conscientização entre a categoria para terem assegurados e respeitados seus direitos. Ampliou a base sindical para mais 14 cidades da região. Foi um dos responsáveis pela reativação da Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar (FEPAAE) em 2007. Em 2009 recebeu o título de Cidadão Campineiro, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, pelo seu amplo trabalho na área educacional e sindical.

Sua ausência será sentida por todo o movimento sindical, que tanto deve à sua atuação na área.

Devanir Aparecido Rodrigues, presente!

Campinas, 3 de março de 2023

Diretoria do Sinpro Campinas e Região