Na próxima quinta-feira (09/03), às 18h45, a Casa do Lago da Unicamp vai sediar a Exibição do Documentário “Verde-Esperanza – aborto legal na América Latina”, produzido pela Gênero e Número e Filmes da Fonte, com direção de Maria Lutterbach.

O filme é uma coprodução internacional, gravado em três países, e apresenta como a luta de mulheres latinoamericanas ajudou a ampliar a descriminalização do aborto na Argentina e Colômbia – que, nos últimos dois anos, derrubaram as restrições do procedimento após uma mobilização articulada entre ativistas e representantes da política.

O documentário tem como principal objetivo mostrar em que lugar o Brasil se encontra no debate latinoamericano em relação ao tema dos direitos reprodutivos das mulheres, apresentando as possibilidades para o fortalecimento da luta no país.

A produção do filme é da Gênero e Número, associação de pesquisa e reportagem focada nos direitos das mulheres, com enfoque para gênero e raça.

 

Luta contra retrocesso

No Brasil, o aborto legal é autorizado pela legislação brasileira e deve ser oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É permitido nos casos em que a gravidez é resultado de estupro, quando há risco à vida da gestante ou quando há um diagnóstico de anencefalia do feto

Integrante da União Brasileira das Mulheres, a jornalista Márcia Quintanilha destaca a urgência do debate em Campinas. Em fevereiro, a Câmara da cidade aprovou a criação de uma Frente Parlamentar Contra o Aborto, com o objetivo de discutir possibilidades para excluir os direitos já garantidos pelo Aborto Legal. A frente é composta apenas por parlamentares homens e é avaliada como um movimento de retrocesso diante de direitos já garantidos às mulheres, segundo Márcia:

“O debate que vamos fazer aqui é importante para representar um recado de mobilização contra algo que está sendo articulado apenas por homens, que se sentem no direito de opinar sobre o controle dos corpos das mulheres. É um momento importante para entender a urgência do debate e como ele afeta, principalmente, mulheres em situações de grande vulnerabilidade social”, explica a jornalista.

A exibição do filme é gratuita e vai contar com a participação remota da jornalista e editora-assistente da Gênero e Número, Vitória Régia, também uma das produtoras do filme.

 

Serviço

Exibição do Documentário Verde-Esperanza: Aborto legal na América Latina

Data: Dia 9 de março, às 18h45, na Casa do Lago da Unicamp (Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária)

Organização: Unicamp (Proec, DCult, Casa do Lago)

Apoio: UBM Campinas e Sinpro Campinas e Região

 

Todos os direitos reservados -
SINDICATO DOS PROFESSORES DE CAMPINAS E REGIÃO

Filiado a : CONTEE - FEPESP - CTB