Estudantes secundaristas, professores e representantes de movimentos estudantis se reuniram na tarde de ontem (15), no centro de Campinas, para pedir a revogação do Novo Ensino Médio, modelo que está em vigor em todo o país e altera a grade curricular da Educação Básica, além de oferecer disciplinas optativas (com foco no empreendedorismo e no mercado de trabalho) em substituição a matérias que antes eram obrigatórias, como sociologia, filosofia e história.

O ato, organizado pela União Campineira dos Estudantes Secundaristas (Uces), foi marcado por palavras de ordem como “Revoga a reforma ou paramos o Brasil”. Segundo os estudantes, o atual modelo reduz as chances de alunos de escolas públicas passarem em vestibulares, já que terão menos preparação que a oferecida em colégios particulares, onde a carga horária das disciplinas tradicionais não foi reduzida.

O professor Paulo Nobre representou o Sinpro Campinas e Região no ato e usou o microfone para declarar apoio aos estudantes: “É uma grande satisfação ver a juventude unida nas ruas em defesa da educação. É bom lembrar que os ataques à educação não vêm de hoje: começou com o projeto ‘escola sem partido’, o patrulhamento ideológico contra professores, as mentiras sobre ideologia de gênero… Hoje, com essa reforma absurda, não estou mais dando aula de história em algumas escolas. Por isso quero dizer aos alunos que me perguntam se eu os abandonei: eu não abandonei ninguém! Vamos revogar o novo ensino médio e em breve estaremos juntos de novo!”